Vinopoly

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Deus nos livre da alergia ao vinho

Hoje em dia 500 milhões de pessoas são obrigadas a abrir mão de uma boa taça de vinho.
Motivo? Alergia ao vinho.

Pois é, cerca de 8% da população sofre com isso e às vezes nem sabe.

No banco dos réus os sulfitos de sempre, substâncias contendo enxofre, presentes na natureza e mais frequentemente adicionados ao vinho para evitar a deterioração.

Mas na verdade entre os responsáveis desta intolerância, um estudo sobre chardonnay publicado no Journal of Proteome Research individuou mais 28 glicoproteínas. São moléculas cobertas por cadeias de açúcares, produzidas naturalmente durante a fermentação das uvas. Os sintomas mais comuns causados por estas moléculas são: dor de cabeça, nariz entupido e erupções cutâneas.

Esperando em vinhos totalmente hipoalergênicos a dica para os alérgicos é tentar com orgânicos e biodinâmicos.

6 comentários:

  1. Acho que em Portugal não há ninguém alérgico ao vinho.

    ResponderExcluir
  2. Triste, mas sou alérgica com todos os sintomas comprovados 😭😢

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe me dizer se nos Barolo ou Brunellos tem maior quantidade dessas substâncias? Pq eu tomo vinho toda semana e não tenho nada. Mas ontem mais uma vez bebi um Brunello e tive erupções cutâneas. Só tenho essas erupções com Brunello ou Barolo.

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe me dizer se nos Barolo ou Brunellos tem maior quantidade dessas substâncias? Pq eu tomo vinho toda semana e não tenho nada. Mas ontem mais uma vez bebi um Brunello e tive erupções cutâneas. Só tenho essas erupções com Brunello ou Barolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, não tenho notícias de maiores quantidades de sulfitos ou outros alérgenos em Barolo e Brunello. Acredito mais que seja uma coincidência ou uma combinação com comida que pode ter ativado as reações alérgicas. Dê uma olhada nesta matéria: http://mondovinho.blogspot.com/2014/01/a-volta-dos-infames-sulfitosrepare.html

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...