Vinopoly

sábado, 14 de maio de 2011

Um bom australiano que cabe no bolso


[O Blogger ficou 2 dias fora do ar, não sei bem o que aconteceu (parece manutenção), mas  cancelou uns posts e uns comentários, enfim, para quem comentou peço a gentileza (se tiver saco paciência e disposição) de comentar novamente, caso contrário vou entender, fiquem tranqüilos.
O importante é que estamos de volta.]

Recentemente estava conversando com o amigo e colega bloguerio Ulf do Bio Vinho e me lembrei de uns vinhos que provei da Tyrrell’s (o Ulf é representante desta vinícola no Brasil).
A Tyrrell’s Wine é uma vinícola familiar com vários vinhedos de propriedade localizados no sul da Austrália de Mc Laren Vale até Hunter Valley.
Degustei uns 3 rótulos: de um já falei aqui, e o que mais  me chamou atenção entre eles foi o Lost Block (um interessante corte de Shiraz com Viognier, custando cerca de R$90).
Mas como aqui em geral dou prioridade a rótulos de boa relação preço/qualidade, hoje vou falar deste Shiraz da linha Old Winery.
É um varietal Shiraz de uvas procedentes de diferentes regiões da vinícola com estágio em madeira de 8 a 15 meses.
Clássico fruit-bomb do novo mundo: geléia de cereja, ameixas, morango, e notas de baunilha. De bom corpo e complexidade, textura na qual a madeira é bem perceptível, taninos doces e final saboroso. Teor alcoólico altinho.
Enfim, não é exatamente o estilo de vinho que pessoalmente adoro, mas é um vinho bem feito dentro do estilo que representa, e, com um preço interessante, se comparado com outros australianos do mesmo nível. Dependendo do momento, é um tinto que consegue agradar todo mundo.

Voto gringo: 7

Vinho: Old Winery Shiraz
Safra: 2008
Produtor: Tyrrell’s Wines
País: Austrália
Região: Multi Região
Uvas: 100% Shiraz
Teor Alcoólico: 14,5%
Importadora: Vinhos do Mundo
Custo médio: R$ 65,00

3 comentários:

  1. Oi Mario,

    Obrigado, é uma honra! Voto gringo 7 é muito bom. Concordo que o vinho é frutado, e mesmo sendo suspeito, acho que também tem fresca acidez e não é o exemplar feito de uvas maduras demais.

    Tenho a impressão que você gostaria do shiraz de Hunter Valley, que tem corpo médio. Um clássico de lá se você consegue um dia é o Stevens Shiraz (do vinhedo Stevens com algumas videiras plantadas em 1867, hoje em dia dando pouca fruta mas com expressão especial) Normalmente é um vinho não tão imediato e mais sutíl, e dependendo da safra pode ser muito especial.

    Um abraço
    Ulf

    ResponderExcluir
  2. Oi Ulf!
    Que honra que nada! Aqui somos todos amigos, e você tem (e merece) toda a minha admiração. O vinho em questão é um bom vinho, agora como eu venho da cultura de vinho do velho mundo ele não faz o meu estilo predileto, mas como disse, dependendo do momento eu também curto vinhos mais frutados e amadeirados. E com certeza dentro deste estilo este Shiraz Old Winery me agradou bastante, justamente por não ser isto levado ao extremo.
    Obrigado por visitar e comentar.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mario,

    Isso mesmo, estou curtindo suas avaliações!

    Grande abraço
    Ulf

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...