Vinopoly

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Se este vinho é melhor que o Pétrus, então eu não quero o Pétrus


O vídeo de um vinhozinho de 14 euros derrotando às cegas grandes nomes de Bordeaux que custam 100 vezes mais se tornou uma sensação (eu mesmo o publiquei aqui). Pois é, o semi-desconhecido Chateau Reignac humilhando monstros sagrados como Lafite, Margaux, Latour, Haut-Brion, Cheval Blanc e Pétrus.
Mas será que o tal do Reignac é realmente isto tudo? Recentemente tive a oportunidade de degusta-lo e pessoalmente fiquei com as minhas dúvidas...
Achei este rotulo à venda num supermercado de Paris, custando ainda menos que anunciado no vídeo: cerca de 10 euros. Sem titubear levei a garrafa no apartamento onde me hospedei e, curioso, o abri no jantar do mesmo dia. Que decepção... Tudo bem, não é a mesma safra, sendo 2001 da degustação e 2007 e a que eu provei, mesmo assim eu estava esperando algo que me marcasse, que ficasse na minha memória. Mas em toda honestidade, não é nada mais que um bom Bordeaux Superior. Como disse, é bom, tem toda a tipicidade bordolesa (com alcaçuz, notas terrosas e defumadas, café e tabaco) e é até barato para suas qualidades, sem dúvida uma boa compra. Mas dizer que melhor que os rótulos acima me parece um pouco arriscado. Vou deixar vocês argumentarem mais, pois pessoalmente não tive ainda o privilegio de provar nenhum da lista. Mas das duas uma:
1) realmente não vale a pena gastar estes valores absurdos para uma qualidade que vale 10 euros.
2) esta degustação é uma furada.
O que vocês acham?

5 comentários:

  1. Caro Mário, acompanho seu blog há meses e já segui muitas indicações. Tomei esse mesmo vinho, comprado no Monoprix, pelo mesmo preço etc. É um bom vinho, mas é o segundo vinho da vinícola. Quem levou o segundo lugar na famosa degustação foi o Grand Vin de Reignac, o primeiro vinho, que ainda pretendo achar em Paris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,
      Primeiramente muito obrigado por acompanhar o blog e pelo seu comentário.
      De fato o importador já me informou do equivoco, feito em toda minha inocência (afinal o no vídeo só é citado “Chateau Reignac”, sem especificar “Grand Vin”). De qualquer forma já está sendo providenciada uma garrafa do GV e em breve postarei uma nova avaliação, com as devidas correções.
      Obrigado e um grande abraço!

      Excluir
  2. Acredito que a Grand Vin deve ser esse que se encontra no Ary Delicatessen. http://www.arydelicatessen.com.br/ecommerce_site/produto_11985_6303_Vinho-Bordeaux-Reignac-2006-90-RP

    Abs,
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Com certeza tem esse vinho na Ary delicatessen .comprei lá preço ótimo. Procure por Fábio ou Felipe Ventura.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...