Vinopoly

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Só mulheres escolherão os melhores vinhos argentinos no AWA 2015!!!

Argentina Wine Awards 2015
“As mulheres escolhem os melhores vinhos argentinos”

Buenos Aires, 11 de novembro de 2014. A Wines of Argentina, entidade responsável pela imagem do vinho argentino no mundo, apresenta o Argentina Wine Awards (AWA) 2015: “The Empowerment of Women in Wine” (O Poder da Mulher no Vinho). Este evento, criado e planificado para avaliar e premiar a qualidade e os avanços da indústria vitivinícola argentina, já ganhou lugar como o concurso mais importante do país.
A nona edição do AWA será realizada de 8 a 13 de fevereiro de 2015 na província de Mendoza e enfatizará o empowerment (poder) feminino e o papel que a mulher desempenha dentro da indústria.  O propósito desta edição é conhecer a opinião das mulheres mais destacadas a nível mundial sobre os vinhos argentinos.  
A edição 2015 contará com um júri de luxo precedido por Jancis Robinson MW (UK), Christy Canterbury MW (USA), Susan Kostrzewa (USA), Barbara Philip MW (Canadá), Sara D'Amato (Canadá), Annette Scarfe MW (Singapura/HK), Megumi Nishida (Japão), Felicity Carter (Alemanha), Essi Avellan MW (Finlândia), Cecilia Torres Salinas (Chile) e Suzana Barelli (Brasil). Resta ainda confirmar oficialmente Shari Mogk Edwards (Canadá). 
Este ano, o concurso tem como novidade o júri, tanto internacional como nacional, formado por mulheres que são referencia da indústria mundial do vinho. O propósito é reconhecer o papel que a mulher exerce, em um mundo tradicionalmente masculino, outorgando inventividade e intuição à indústria em todos os aspectos. 
Hoje podemos encontrar mulheres em todas as etapas de produção de um vinho como enólogas, export managers, consumidoras e, especialmente, como sommeliers, onde o olfato feminino vivencia os aromas com maior intensidade e encontra com maior naturalidade o nome que este sentido identifica. Estas aptidões femininas, somadas ao júri, que conta com as referentes mais importantes do mundo vitivinícola, farão do AWA 2015 uma experiência inigualável. 
Organizado pela Wines of Argentina e pela Corporación Vitivinícola Argentina (COVIAR), o Argentina Wine Awards (AWA) é um evento ícone que permite às vinícolas locais mostrarem ao mundo tudo aquilo que seus vinhos podem entregar. Mediante a apresentação de amostras, o certame se realiza a portas fechadas e tem como júri destacados profissionais do no tema.
Do mesmo modo, com o objetivo de incentivar a participação de vinícolas de todas as regiões da Argentina - Norte, Cuyo e Patagônia – será entregue pela segunda vez um Trophy especial para cada uma delas. 
Na oitava edição dos prêmios do Argentina Wine Awards, realizada em fevereiro deste ano, participaram 182 vinícolas com 650 amostras ao todo. À cerimônia de premiação assistiram mais de 250 pessoas, entre donos de vinícolas, enólogos, autoridades, diretores de organizações da indústria vitivinícola, integrantes do júri e jornalistas. Ao todo, foram entregues 4 Trophies Regionais, 12 Trophies, 58 medalhas de ouro, 256 medalhas de prata e 276 de bronze.


O Júri AWA 2015
Jancis Robinson: (UK) MW. De acordo com a revista Decanter é a jornalista de vinhos mais respeitada no mundo. Em 1984 foi a primeira pessoa fora da indústria do vinho em aprovar o exame mais rigoroso do mundo: o Master of Wine. Desde o seu site (www.JancisRobinson.com), e todas as semanas no Financial Times, escreve sobre o mundo da indústria do vinho. Em 2003, recebeu o prêmio OBE outorgado pela Rainha da Inglaterra.
Christy Canterbury: (USA) MW, é jornalista, panelista e júri de Nova Iorque. Escreve para a revista Decanter, TimAtkin.com, Wine Enthusiast, entre outros. Foi nominada para os prêmios Louis Roederer 2014 como melhor comunicadora online do ano.
Susan Kostrzewa: (USA) É editora executiva da revista Wine Enthusiast e forma parte do painel de degustadores. É autora de numerosos livros de cozinha, viagens e vinhos como, por exemplo, Opus Vino, uma seleção das melhores regiões vitivinícolas. 
Barbara Philip: (Canadá) MW, é responsável pela seleção de vinhos europeus para a British Columbia Liquor Distribution Branch (BCLDB). Com seu marido, leva à frente uma consultora de vinhos, e trabalha como apresentadora, jornalista e juiz. 
Sara D'Amato: (Canadá). É consultora, sommelier, crítico de vinhos e sócia principal na WineAlign.com. Sara é colunista de vinhos para a revista Chatelaine e escreve como freelance para várias publicações. 
Annette Scarfe: (Singapura/HK) MW, trabalha como consultora independente assessorando jogadores importantes da indústria vitivinícola asiática. Também é juiz em concursos de vinho no Reino Unido, Hong Kong e França.
Megumi Nishida: (Japão) Jornalista freelance de várias revistas tais como Winart, Vinoteque, Wands, Cuisine kingdom, entre outras.
 
Essi Avellan: (Finlândia) MW, é editora da Revista Fine Champagne, a única Revista do mundo dedicada ao mundo do champagne.

Felicity Carter: (Alemanha), é chefe editorial da Revista Meininger´s, dedicada ao mundo do negócio do vinho a nível internacional. Também possui vasta experiência como júri de vinhos em todo o mundo. 
Cecilia Torres Salinas: (Chile), é a referente número um da indústria do vinho chileno. Trabalha como enóloga em uma das vinícolas mais premiadas do Chile. 
Suzana Barelli: (Brasil), Jornalista e Editora da Revista Menu.
Shari Mogk Edwards: (Canadá), é a líder do departamento de marketing e vendas de vinhos e licores da LCBO (Liquor Control Board of Ontario), considerado o retailer com maior poder de compra do mundo devido a sua rede de lojas. É encarregada de levar adiante as estratégias a curto e longo prazo do monopólio.
 

Sobre o AWA
O critério utilizado para avaliar está baseado na classificação de todas as amostras por tipo, variedade e preço. A degustação é feita às cegasSão levados em conta inúmeros detalhes para garantir que as marcas participantes estejam disponíveis, tanto para o mercado interno como para o externo, e que não sejam amostras de tanque/barricas, isto é, que a marca exista, que o vinho esteja fracionado e rotulado, exigindo-se um número mínimo de garrafas existentes. 
Para garantir a transparência e impecabilidade da organização, a consultoria inglesa Hunt & Coady realiza toda a logística do concurso que se desenvolve a portas fechadas.
O júri variem cada edição, uma vez que sempre se procura dar um marco ou tema a cada edição, reforçando diferentes aspectos dos mercados objetivo. Contudo, sempre se garanta presença de 12 especialistas sumamente qualificados, com uma visão geral do mercado vitivinícola mundial, tanto jornalistasMaster of WineMaster Sommelierwine bloggerscomo Winemakers, entre outros. Além dissoo time de juízes internacionaidegusta acompanhado por seis prestigiosos experts da Argentina. 
Os pontos e reviews dos diversos referentes mundiais do setor continuam tendo peso no tradee, em mercados como os Estados Unidos, podem chegar a determinar quanto se vende de um determinado produto.
Além disso, em alguns mercados, como por exemplo nos Liquor Boards do Canadá, ter pontos neste tipo de certame soma pontos para ganhar um tender (licitação), com o qual, também representam uma clara vantagem comercial.


Sobre a WofA
Wines of Argentina é a entidade responsável pela marca VINO ARGENTINO no mundo. Desde 1993, a organização promove a imagem dos vinhos locais no exterior, além de ajudar a orientar a estratégia exportadora da Argentina, estudando e analisando as mudanças que acontecem nos mercados de consumo. Seu objetivo é colaborar na consolidação da Argentina entre os principais países exportadores de vinho do mundo e contribuir ao êxito global da indústria vitivinícola, procurando elevar a percepção positiva no trade, nos líderes de opinião e nos consumidores. www.winesofargentina.com Facebook: Wines of Argentina Twitter: @WinesofArg

Sobre a Corporação Vitivinícola Argentina: 
A Corporación Vitivinícola Argentina gere e articula as ações necessárias para cumprir com os objetivos do Plano Estratégico Argentina Vitivinícola 2020, assumindo o desafio de transformar o setor vitivinícola e potenciar, com visão estratégica, as fortalezas e oportunidades no mercado global do vinho, do suco concentrado de uva, das uvas-passa e uvas de mesa. O Plano Estratégico foi projetado para criar valor mediante a organização e integração dos atores da cadeia, visando a produção de vinhos de maior qualidade e consistência em todos os segmentos e produtos. www.coviar.com.ar Facebook: Corporación Vitivinicola Argentina  Twitter: @Coviar1    



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...