Vinopoly

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Um varietal de Arinarnoa!

Antes de provar este vinho eu só tinha provado a uva Arinarnoa em corte (especificamente com cabernet sauvignon, no Vinhetica Terroir de Rouge, vinho que o meu amigo francês Gaspar Desurmont produz com maestria no Brasil) e quando fui presenteado com esta garrafa de Casa Valduga Identidade Arinarnoa 2014 fiquei bastante curioso e intrigado com o resultado.

A casta, de origem francesa, é pouco usada até por lá. Aliás, sua paternidade de fato seria basca, pois a uva foi criada em laboratório pelo basco Pierre Marcel Durquéty, mas é considerada francesa por ter sido realizada no Institut National de la Recherche Agronomique de Bordeaux em 1956. A uva foi obtida cruzando Merlot com Petit Verdot, mas há outros estudos que afirmam que na verdade se tratava de Tannat com Cabernet Sauvignon. Na dúvida digamos que eu ficaria com a primeira opção (mas fiquem à vontade em me desmentir), por 2 motivos:

 1) é o que exatamente declama o contra-rótulo do vinho (se não sabem eles que o produzem, eu é que vou saber?)
 2) Siga este simples raciocínio:
Em idioma basco a palavra “arin” significa “leveza”, algo agradável e versátil, já a palavra “arnoa” significa “vinho”, ou seja, o seu autor, juntando as duas palavras quis justamente indicar uma casta que originaria vinhos leves, versáteis e agradáveis. Pois bem, se eu pensar num cruzamento entre Tannat e Cabernet Sauvignon a primeira coisa que vem a minha cabeça não seria certamente um vinho leve, já seria mais provável um resultante de Merlot com Petit Verdot. Mas não sou técnico e fiquem à vontade em me desmentir novamente.

De qualquer forma este exemplar se encaixa perfeitamente na definição do cruzamento de arin com arnoa. O vinho mostra leveza aliada a uma discreta complexidade, fruta silvestre no nariz (com notas de tabaco), acidez muito boa, taninos aveludados e um final que entrega algumas especiarias. Justamente versátil tanto para acompanhar pratos leves, quanto para alguns mais estruturados. E bem agradável.

O Arinarnoa Identidade vem da Encruzilhada do Sul, Serra do Sudeste Gaúcho, matura por 8 meses em barricas de carvalho francês e mais um ano em garrafa na cave. Não me perguntem o preço, porque foi um grato presente do meu amigo Tom Meirelles, que agradeço aqui publicamente.



Um comentário:

  1. Prezados, compartilho com alegria que há um excepcional Arinarnoa de uma pequena vinícola gaúcha! Conheça em https://www.vinicolasantabarbara.com.br/romano-cadetto?pgid=jnq0qjj4-ac4381ac-d22f-4dfe-95a7-c8ec65ce9dd5

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...